FANDOM

Adax

Características Editar

Antílope é a designação comum para um  grupo variado de mamíferos bovídeos. O grupo engloba espécies de diferentes subfamílias, por vezes mais aparentadas com vacas ou cabras que entre si. Em comum, têm musculatura poderosa nos quartos traseiros, o que lhes permite fugir aos predadores e atingir cerca de 70 a 100 km/h em algumas espécies, e presença de cornos ocos. Antílope" vem do grego anthálops, através do baixo latim antilops, do inglês antelops e do francês antilope. São habitantes das savanas e dos desertos, próprios do continente africano. São seres territoriais e gregários, têm bem desenvolvidos os sentidos da visão e da audição. Os hábitos alimentares são exclusivamente vegetarianos. Relativamente ao comportamento reprodutor dos antílopes, que reúnem rebanhos de fêmeas mais numerosos do que o de qualquer outro ruminante africano, as fêmeas grávidas formam, em geral, grupos mais ou menos compactos ou conservam-se afastadas. No seu período de gestação de cento e oitenta a duzentos dias, separam-se completamente e dão à luz ocultas entre os arbustos.

Espécies

Informações Editar

Os grandes antílopes abrangem as palancas, o antílope negro e os orices. As palancas e os antílopes negros pastam em florestas fechadas e não se misturam mesmo quando os seus domínios coincidem. Os mais pequenos antílopes africanos como, por exemplo, a cabra das pedras e os antílopes, (Antípole cervicapra) vivem isolados e retirados, raramente se reunindo em manadas. No decurso da evolução os chifres dos antílopes foram-se tornando mais complicados. Os mais primitivos correspondem a hastes curtas e direitas como as dos cabritos do mato. Os chifres de muitas espécies curvam-se para trás ou apresentam uma base grossa que serve de escudo ou crânio. As curvas e as espirais dos chifres de muitos levam-nos a combater com as hastes enganchadas pelo que a luta é de empurrão. Na maioria das espécies de antílopes a taxa de mortalidade é maior entre os machos. Os machos de algumas espécies de antílopes detêm território que defendem e delimitam com fezes e secreções glandulares.

91391-073-E4A8BABA