FANDOM

É uma designação dada às aves detentoras de certos atributos específicos que as distinguem das demais: as fortes e aguçadas garras, o bico poderoso com uma mandíbula superior afiada e curva e o ceroma mole e carnudo. Para além disto, são dotadas de uma excepcional visão e são excelentes voadoras. É uma designação dada às aves detentoras de certos atributos específicos que as distinguem das demais: as fortes e aguçadas garras, o bico poderoso com uma mandíbula superior afiada e curva e o ceroma mole e carnudo. Para além disto, são dotadas de uma excepcional visão e são excelentes voadoras.As aves de rapina podem possuir hábito primariamente nocturno (como o Bufo Real), ou diurno (como a maioria dos falcões, gaviões, águias, abutres). Existem 295 espécies que estão divididas em 5 famílias:

  1. Cathartidae: São os representantes dos Abutres - desde aves de proporções medianas a algumas das maiores de todas as aves voadoras - apresentam uma cabeça desprovida de penas e grande envergadura de asa, útil ao seu mais comum tipo de voo: o voo planado.
  1. Pandionidae: São aquelas que desenvolveram um preciso sentido de olfacto, pouco vulgar entre as aves - a Águia Pesqueira é o único membro desta família.
  1. Accipitridae: Estão aqui representadas as águias e os falcões, de tamanho muito variável, ocorrendo em variadíssimos tipos de habitats em todo o mundo. Por exemplo, a Águia Real (Aquila chrysaetos).
  1. Sagittariidae: Aqui está incluída uma única representante, o Serpentário, espécie africana perfeitamente adaptada à vida no solo.
  1. Falconidae: Estão aqui incluídas 61 espécies espalhadas por todo o mundo. A mandíbula superior apresenta projecções características. Estas aves têm grandes cabeças, narinas e olhos redondos. Por exemplo, o Falcão-de-peito-vermelho (Falco deiroleucus).

As aves de rapina são encontradas em praticamente todos os continentes e nos mais váriados hábitats, desde as matas tropicais até nas montanhas mais elevadas. A variedade de formas e tamanhos é impressionante, havendo representantes com pouco mais de 50 g até águias imponentes com mais de 9 kg. No Brasil existe uma das mais poderosas aves de rapina do mundo, o gavião-real também chamado de harpia. Com seus dois metros de envergadura e um metro de comprimento, caça animais como cachorros-do-mato, preguiças, macacos e até filhotes de veado. Vive na floresta amazônica e setores mais preservados da Mata atlântica.

Características das aves de rapina

Para poder encontrar alimento, as aves de rapina desenvolveram uma visão muito aguçada, seus olhos são incrivelmente melhores que o olho humano, o que lhes permite enxergar bem a grandes distâncias. A águia-real (Aquila chrysaetos), por exemplo, consegue ver uma lebre a mais de 3 km de distância. As corujas, também costumam caçar à noite, seus olhos são bem sensíveis à luz. No escuro elas enxergam 10 a 100 vezes mais do que os humanos. Em conjunto a excelente visão, sua audição é apuradíssima, localizam uma presa caminhando nas folhagens na mais completa escuridão.

Os falcões são muitos velozes, o falcão-peregrino Falco peregrinus, por exemplo, é considerado o mais veloz dos seres vivos, em um vôo picado (quando desce em alta velocidade) pode atingir mais de 250 km/h (não existe um estudo detalhado sobre sua velocidade máxima, mas é certo que ele é muito veloz). Nesses voos picados que realiza para capturar uma presa, o choque contra ela é tão violento que geralmente quebra os ossos da vítima ou até acaba degolando a presa em pleno vôo.

As presas favoritas das aves de rapina variam de acordo com a espécie, há gaviões que preferem roedores e pequenos mamíferos, águias como a harpia que gosta de preguiças e macacos, rapinantes como o gavião-caramujeiro que come exclusivamente caramujos, falcões como o acauã que caça serpentes e outros répteis, etc.

Esq rapina