FANDOM

IMG 5811 emu 8 10 DxOc 30

Informações Editar

O emu (Dromaius novaehollandiae, "Corredor da Nova Holanda" em latim) é a maior ave nativa da Austrália e, depois do avestruz, a segunda maior ave que vive hoje.

Ele habita a maioria das áreas menos povoadas do continente, evitando apenas a floresta densa e o deserto severo. Como todas as aves do grupo das Ratitas, não pode voar, mas, distintamente de alguns, tem pequenas asas escondidas sob as penas.

Características Editar

Emus são aves de cor marrom (castanho), de penas macias, que alcançam de 1.5 a 2 metros de altura e pesam até 60 kg, com o macho marginalmente menor.

São nômades oportunistas e seguem a chuva, se alimentando de grãos, flores, frutas, insetos e o que mais for disponível. Eles são capazes de viajar grandes distâncias em um trote rápido e econômico e que, se for necessário, pode correr a 50 km/h.

Espécies

Três diferentes espécies de emus existiam antes da colonização europeia em 1788:

Emu-comum, Dromaius novaehollandiae, na maioria das regiões menos povoadas da Austrália continental. Sua população total varia de década em década de acordo com o regime de chuvas; de tão pouco como 200 000 indivíduos a até 1 000 000, com um valor médio em torno de 500 000 indivíduos. Embora não sejam mais encontrados nas densamente povoadas áreas agrícolas do sul e sudoeste, a provisão de água perene nas regiões áridas tem permitido a espécie estender seu território. Há três subespécies ou raças atualmente na Austrália:

Emu-da-tasmânia - Tasmânia -Tornou-se extinto por volta de 1850.

Emu de Kangaroo Island, D. baudinianus foi dado como extinto por volta de 1827 em virtude de caça e incêndios frequentes. A espécie continental, de maior tamanho, foi introduzida na ilha Kangaroo na década de 1920.

O pequeno Emu-Negro D. ater tinha cerca de metade do tamanho da espécie continental. Em 1805 tinha sido caçado até a extinção por caçadores de focas e marinheiros visitantes.

Reprodução

O casal cruza a cada um ou dois dias e, todo segundo ou terceiro dia, a fêmea põe um ovo verde escuro, muito grande e de casca grossa, pesando cerca de meio quilograma.

Pelas próximas oito semanas, ele sobreviverá da gordura corporal acumulada e qualquer orvalho da madrugada que ele possa alcançar do ninho, perdendo até um terço de seu peso e ficando cada vez mais fraco e confuso.

A fêmea continua pondo ovos, mas não cruza mais com o macho depois que ele começa a chocar os ovos.
Images (32)

Ovos de emu

O ninho é um simples buraco no chão, ao pé de uma árvore, revestindo de capim e folhas. O macho choca os ovos durante dois meses e continua a cobri-los por vários dias.
Emu

Um filhote de emu

O pai ainda toma conta dos filhotes por algum tempo, embora estes logo se tornem capazes de se alimentarem e se cuidarem por si mesmos. Daí em diante, ele não come, bebe ou defeca, e só levanta para virar os ovos, que ele faz cerca de 10 vezes por dia.

O Emu e a Humanidade Editar

Na Austrália, pagava-se uma recompensa pela cabeça de um emu, como se ele fosse um criminoso procurado. Em 1930, o governo desencadeou uma campanha de extermínio em massa, e bandos de emus foram atacados com metralhadoras. Por que esta crueldade? Simplesmente porque o emu, que é essencialmente vegetariano, come as colheitas, derruba cercas, pisoteia as lavouras, em suma, é uma verdadeira praga para a agricultura. Hoje é considerado a ave nacional da Austrália.