FANDOM

Estorninho-starling-sweet

Características Editar

O estorninho é uma espécie abundante em Trás-os-Montes, tanto que, fora da época de reprodução, podem ser observados bandos com milhares de indivíduos. Inverna no nosso país, e tem uma plumagem que difere entre o Verão e Inverno. No Inverno o peito negro enche-se de pintas esbranquiçadas e o bico amarelo escurece um pouco. Mede pouco mais de 20 cm e alimenta-se de insectos, sementes e frutos. Nidifica entre Abril e Maio, 5 a 7 ovos azuis claros, que são incubados pela fêmea e pelo macho durante 12 a 15 dias

Nidifica, por vezes em grandes colónias, em buracos de árvores, muros, debaixo das telhas e aceita com facilidade ninhos artificiais. Choca de 4 a 6 ovos.
2040072 BcDbK

Ovos de Estorninho

Caminha rápida e agitadamente em terrenos abertos, prados e relvados em busca de alimento (insetos e vermes). Pode ser confundido com o melro preto, com comportamento e cor semelhante. Tem porém a cauda mais curta e o bico de cor amarela menos intensa que o melro. É de comportamento gregário e voa em bandos compactos, em interessantes evoluções, mudando rapidamente de direcção, tal como um cardume de peixes. Com frequência, após a época de reprodução, oferecem esse espectáculo tanto no campo como nas grandes cidades. O estorninho-rosado apresenta o corpo branco rosado, as asas, cabeça e cauda pretas e uma pequena crista. Habita o sudeste da Europa. O estorninho-preto não tem qualquer mancha clara urante o verão ao contrário do malhado, e no Inverno apresenta pequenas manchas, menores que as do malhado. Na península Ibérica permanecem durante todo o ano os estorninhos-pretos enquanto os malhados são visitantes de Inverno. Estes estendem-se por toda a Europa.

Espécies