FANDOM

Feneco
Fennec fox 1
Família Canidae
Alimentação Herbívoro
Tipo Vertebrado
Filo Chordata
Gênero Vulpes
Espécie V. Zerda

Informações Editar

Os fenecos ou raposas-do-deserto (Vulpes zerda, anteriormente Fennecus zerda) são pequenas raposas, sendo portanto animais da ordem Carnivora e da família dos canídeos. A respeito do gênero, alguns biólogos afirmam que tais animais constituem a única espécie de raposas do gênero Fennecus, muito embora outros afirmem que são apenas mais uma espécie do gênero Vulpes, tal como apontado na taxocaixa lateral. Seu habitat são as regiões desérticas, semidesérticas e montanhosas do Norte de África e da Península Arábica.

Características Editar

O feneco é um animal de pequenas dimensões, apesar de ter orelhas de cerca de 15 cm, para perder facilmente calor. O feneco é a menor das raposas existentes. O peso máximo que chega a atingir é de 1,5 kg. Chega a medir 20 cm de altura e 40 de comprimento. A cauda pode medir até 15 cm e o seu pêlo tem cor de areia para ajudá-lo a se esconder no deserto. Outra utilidade de seu pêlo é ajudar o feneco a refletir os raios de sol durante o dia e conservar o calor durante a noite. Além disto, os dedos das patas são protegidos do calor da areia por uma camada de pelos. Quando o sol se põe sobre o deserto tranqüilo, um pequeno carnívoro bege empina suas orelhas compridas e pontudas. Antes estava observando silenciosamente. Agora chegou a hora de caçar. Se um lagarto chegar perto, o ataque será fatal; a vitima é apanhada de um pulo e morta com uma dentada. A excelente visão do feneco lhe permite atacar rapidamente roedores, aves e répteis que se aventuram em um território. Diversos fenecos de uma mesma região podem comunicar-se por meio de sons que não são audíveis para outros animais. Esta espécie também é criada por algumas pessoas como animal de estimação. O feneco é a menor espécie de canídeo existente atualmente, esta raposinha tem uma aparência muito agradável, com grandes olhos e orelhas e cauda peluda, o que faz muitas pessoas a procurarem como animal de estimação.

Suas grandes orelhas fazem com que muitas vezes ela seja confundida com a raposa orelhuda africana, mas tratam-se de duas espécies muito diferentes. As grandes orelhas do feneco servem para ajudar a dissipar o calor do deserto e possibilitam sua incrível audição, fenecos são capazes de ouvir insetos cavando sob o chão do deserto.

Vivem em pequenos grupos sociais, formados por aproximadamente 10 indivíduos de uma mesma família. Eles possuem territórios fixos, cujas fronteiras o casal dominante marca com fezes e urina.
Fennec-fox 11

A toca de um feneco

Os fenecos são raposas noturnas e dormem durante o dia, protegidos do sol do deserto em tocas escavadas no chão, em geral sob arbustos.

Embora os fenecos ainda sejam abundantes em boa parte do seu habitat original, a caça esportiva, o contrabando de animais para suprir o mercado de animais de estimação e a caça esportiva podem ameaçar a espécie.

Reprodução

A estação de procriação normalmente é janeiro a março. Depois de aproximadamente 51 dias de gestação, uma fêmea dá à luz de 2 a 5 filhotes. Ela mantém o macho do lado de fora até que os filhotes estejam um pouco maior.
2

Filhotes de feneco

Os filhotes, durante o primeiro mês de vida, se alimentam apenas do leite materno. Normalmente as fêmeas criam apenas uma vez por ano. Duas crias no ano é raridade.

Alimentação

Durante a noite caça pequenos roedores, insetos (como, por exemplo, gafanhotos), lagartos, pequenas aves e ovos, além de algumas plantas. A comida no deserto é rara, e por isso quase todas as formas de vida de lá servem de alimento para o feneco, salvo quando se trata de um animal mais forte que ele.

Domesticação

O feneco é considerado a única espécie de raposa que pode ser mantida como pet. Embora não pode ser considerado domesticado, pode ser mantido em ma classificação doméstica semelhante aos cães e gatos. Nos Estados Unidos e Canadá há uma comunidade relativamente estabelecida de criadores e donos de fenecos. Eles são amigáveis com estranhos e com outros pets da casa porém, são extremamente ativos e é preciso muita atividade para que gaste toda energia que possui. Além disso, ele tem o hábito de esconder comida e escavar mobília para construir um ninho.

Sua velocidade e agilidade (eles podem saltar quatro vezes o próprio comprimento de corpo), junto com o instinto de perseguição natural que eles possuem, fazem do feneço um potencial fugitivo. Como ele é capaz de cavar 6 metros em uma noite (no ambiente narutal), se for mantido ao ar livre as cercas devem possuir vários metros para debaixo do chão. Se escaparem, os fenecos são extremamente difíceis de se recaturar.

A legalidade de possuir um feneço varia através da jurisdição de cada país. Também, sendo considerado um animal exótico, não são todos os veterinários que sabem como tratar em caso de doença.