FANDOM

Caribbean Flamingo

Características Editar

O flamingo é um pássaro de grande porte, integrante da família Phoenicopteridae . Ele tem membros inferiores longos, o bico extenso em forma de arco, similar ao nariz de um papagaio, de coloração amarela com a porção final preta; seu corpo é forte e grosseiro. Alguns estudiosos posicionam o flamingo-andino e o flamingo-de-james em uma outra categoria, por conta de algumas variações no bico.

Algumas espécies conseguem inclusivamente habitar zonas de salinidade extrema, como os lagos africanos do Vale do Rift.
Caribbean flamingo (1)

Ele tem uma extensão que varia entre 90 e 150 centímetros e, ao se colocar em pé, pode alcançar até 1,5 m e pesar cerca de 1,8 Kg. O macho é sempre um pouco maior que a fêmea. As asas do flamingo são imensas e o rabo não tem um grande comprimento. Suas penas têm cores muito vivas, especialmente na tonalidade rosa, inclinada para o vermelho. Estes animais, muito encontrados em lagos, lagunas de pouca profundidade, águas salobras desprovidas de vegetação, perto do mar e em lodaçais, nutrem-se de algas e crustáceos menores por meio de filtragem. Eles pescam sempre com o longo pescoço virado para baixo; assim a maxila fica posicionada na parte funda do lodo. Com seu bico a ave passa a refeição – larvas de moscas, moluscos, minúsculos crustáceos e algas - por um filtro.

Estes pássaros vivem em grupos volumosos, perto de regiões aquáticas; alguns têm o poder de viver, inclusive, em áreas de grande salinidade. Eles possuem hábitos diurnos e noturnos. Ao adormecer, a ave se imobiliza e preserva uma das patas dobrada próxima ao peito; a outra, delgada e comprida, sustém o corpo com incrível equilíbrio, embora seja uma árdua tarefa estabilizar o pescoço, principalmente por conta da pressão do bico. Ele o sustenta arqueado sobre a parte posterior e situa a cabeça entre a asa e o corpo.
2005junho11Zoologico4138FlamingosBailarinasSmall

Flamingos dormindo

Reprodução

Na estação primaveril os flamingos se agrupam em comunidades para edificarem seus ninhos. Cada um é construído com um cone incompleto feito de lama, a qual é sovada com seu bico. A fêmea choca dois ovos de tom azul, os quais são mensurados em 85 x 55 mm, e este processo leva de 28 a 32 dias.
Animal-animals-autumn-cute-flamingo-Favim.com-429538 large

Flamingos agrupados

Como ele é alto, seu ninho é estruturado em uma altitude de 10 a 40 cm. As crias nascem brancas, mas depois revelam um tom cinza-escuro. Estes pássaros são esquivos e prudentes e eles fazem o possível para não passarem por espaços cobertos, nos quais seus adversários se refugiam. Após cerca de um mês, nasce o bebê, pequeno e bem desajeitado. Depois de uma semana, vários casais deixam os filhotes agrupados e, enquanto um adulto vigia a turminha, outros buscam comida. Na volta, os pais identificam seu bebê pelo som que ele emite. Aos 6 meses de idade, os filhotes já estão prontos para conseguir alimento, voar e se virar sozinhos. Quer dizer, nem tanto, pois sempre estarão junto de muitos outros flamingos.

Curiosidades Editar

  • Na época do namoro, machos e fêmeas fazem uma dança engraçada, andando juntos, movendo a cabeça de lado e gritando.
  • Quando o bico de um macho encontra o de uma fêmea, os dois começam a namorar e passam a vida juntos. O casal faz um ninho com lama, galhos e folhas e se reveza para chocar o ovo.
  • As penas ficam rosadas porque ele come algas e crustáceos ricos em caroteno, uma substância vermelha que é absorvida pelo organismo.

Você sabia que:

  • Fósseis indicam que flamingos existem há 7 milhões de anos?
  • Eles passam um tempão se “penteando” com o bico? Assim espalham no corpo um óleo que impermeabiliza as penas.
  • Existem seis espécies de flamingo e quatro podem ser encontradas no Brasil?
  • Flamingos podem beber a água quente de gêiseres?
  • Na hora do namoro, as fêmeas procuram os machos mais rosados, pois a cor é sinal de saúde?
  • Já foi avistada na África uma turma com mais de 1 milhão de flamingos?