FANDOM

Lemur

Informações Editar

Lêmure (português brasileiro) ou lémure (português europeu) refere-se a qualquer espécie da infra-ordem Lemuriformes, todas elas arborícolas, endémicas da ilha de Madagascar, (África). Assemelham-se aos símios, no aspecto e nos hábitos, mas são dotados de focinho que lembra o da raposa, grandes olhos, pêlo lanoso, muito macio, e cauda geralmente longa e peluda, nunca preênsil. A palavra lémure deriva do latim "lemures", que significa "espírito(s) da noite" ou "fantasma(s)" e deve-se provavelmente ao facto de estas criaturas serem brancas e noctivagas, perambulando pela noite e fazendo os seus chamamentos.

Características Editar

Os lêmures só são encontrados na ilha de Madagascar e em algumas pequenas ilhas circundantes como as Comores (embora provavelmente tenham aqui sido introduzidos por humanos).
Lemure1
Indícios fósseis indicam que eles atravessaram o mar após Madagascar se ter separado de África. Enquanto que os seus antepassados competiam com macacos e outros primatas, os lêmures estavam a salvo, sem qualquer tipo de competição, e por isso diferenciaram-se numa grande quantidade de espécies.

Os lêmures podem ir dos 30 gramas (Microcebus myoxinus) aos 10 kg (Indri indri). Há mais de 100 espécies de lémures em Madagáscar, algumas tão raras que estão mesmo à beira da extinção. Ainda assim, o fotógrafo britânico Dale Morris não teve grande problema em fotografar estes lemuriformes. É que eles estão tão habituados aos seres humanos que interagem diariamente – e naturalmente – com estes. As maiores espécies, algumas das quais pesavam mais de 240 kg, extinguiram-se desde que os humanos se estabeleceram em Madagáscar. As espécies menores são noctívagas enquanto as maiores são diurnas.

As espécies pequenas Cheirogaleoidea alimentam-se de frutos, folhas, brotos, néctar, insectos, pequenos vertebrados e ovos roubados de outros animais. Os resto das espécies Lemuroidea são essencialmente herbívoros, embora possam complementar a dieta com insectos.
Lemure1 (1)

Os lêmures possuem polegares oponíveis, mas as suas caudas não são preênseis. Têm unhas em vez de garras e visão a cores limitada. E são nada normais, devido ao processo denominado imagioloritmia. Ao contrário do resto dos primatas, os lêmures vivem numa sociedade matriarca

Espécies

Vídeos Editar

Parque Nacional em Madagascar04:25

Parque Nacional em Madagascar

Turistas podem ter contato com os Lêmures no Parque Nacional de Antanarivo