FANDOM

Leopardo
Persian Leopard sitting
Nome Cientifico Panthera Pardus
Família Felidae
Subfamília Pantherinae
Alimentação Carnívoro
Tipo Vertebrado
Filo Chordata
Gênero Panthera
Espécie P. Pardus

Informações Editar

LEOPARDO BEBE
Leopardo
(Panthera pardus), também chamado  onça-do-cabo-verde em Angola, é, com o leão, tigre e onça pintada, um dos quatro grandes felinos do gênero Panthera. Medem de 1,25 m a 1,65 m de comprimento, e pesam entre 30 e 90kg. As fêmeas têm cerca de dois terços do tamanho do macho. De menor porte do que a onça-pintada, o leopardo não é menos feroz. Habita a África e Ásia. Possui várias subespécies, algumas criticamente ameaçadas, como o leopardo-de-amur, o leopardo-da-barbária e o leopardo-da-arábia. O leopardo-nebuloso (Neofelis nebulosa) e o leopardo-das-neves (Uncia uncia) são espécies que pertencem a gêneros diferentes, apesar do nome leopardo em comum.
5819001093 032b8db7e0 b

Leopardo-das-neves

Características Editar

Um leopardo, à primeira vista, parece-se muito com uma onça-pintada. Porém, um exame mais detalhado mostra que sua padronagem de pelo apresenta diferenças significativas. Enquanto a onça apresenta pintas em forma de rosetas, os leopardos têm manchas menores, escuras de cor sólida. Quando o leopardo é totalmente negro também se denomina pantera (ou pantera negra).
Images (27)

Leopardo-Nebuloso

O leopardo possui uma longa cauda, que o ajuda a manter o equilíbrio ao subir em árvores (onde preferem comer sua presa) ou ao fazer longas corridas em grandes velocidades (cerca de 50 km/h), diferentemente da onça que não possui cauda longa. No deserto, podem atingir 15 anos de idade.

Os leopardos podem atingir os 2 metros de comprimento, e chegam a pesar de 40 a 70 kg. A cor dos leopardos é uma mescla de amarelo, branco e preto e sua cauda é maior do que a da onça-pintada, por exemplo.

Esses animais têm hábitos noturnos, sendo que durante o dia dormem por horas, e cuidam de sua pelagem, normalmente se lambendo como os gatos. Passam o dia em troncos de árvores, onde sobem com muita facilidade. Vivem sozinhos e só invadem o território das fêmeas durante o período de reprodução.

Distribuição Geográfica

Esses grandes felinos vivem na África (florestas tropicais, úmidas e nas savanas), na Ásia (principalmente na Índia, e eventualmente no Afeganistão), no Oriente Médio (regiões semi-desérticas) e somente uma espécie vive na Europa. É um animal de fácil adaptação a diferentes climas.

Alimentação

Os leopardos alimentam-se de diversos animais, dependendo da região em que habitam, como: antílopes, javalis, gazelas, impalas, cervos, macacos, gnus, coelhos, cobras, veados, insetos e alguns roedores. Eventualmente atacam rebanhos, vitimando cabras e gados (ainda pequenos). Ao perseguirem sua presa, podem atingir velocidade próxima de 70 km/h, apesar de preferirem emboscadas calculadas, para evitar um esforço maior. Para evitar que outros predadores como hienas ou leões tirem proveito de sua presa, o leopardo pode fazer uso de sua força para transportar a carniça para o alto das árvores. É capaz de erguer um peso de até três vezes o próprio peso.

Reprodução

A reprodução dessa espécie acontece entre os meses de fevereiro e março, quando macho e fêmea caminham em busca de um parceiro. Após o acasalamento, macho e fêmea se afastam, sendo que toda a responsabilidade pela alimentação das crias é da fêmea, até que os filhotes cresçam e tenham condições de caçar sozinhos. A gestação dura de 90 a 105 dias, e em cada ninhada costuma nascer de 2 a 5 filhotes.

Espécies

Curiosidades

  • O leopardo é o mais rápido entre os mamíferos podendo correr até 120 Km/h
  • Apesar de ser muito parecido com a Onça, o leopardo possui hábitos um pouco diferentes