FANDOM

Macaco-amazonia

Caracteríticas Editar

Macaco é um termo de origem africana (provavelmente do banto: makako) utilizado como designação comum a todas as espécies de símios ou primatas antropóides, aplicada no Brasil, restritivamente, aos cebídeos (ou macacos do Novo Mundo) em geral. No sentido estrito, macaco refere-se às espécies de primatas pertencentes ao género Macaca. A designação "mico", (miko) se origina segundo Aurélio do caraíba (karib) continental, bastante usada no Brasil, costuma aplicar-se às espécies do gênero Cebus, no Sul, e às espécies de pequeno porte, ou saguis, no Norte. O termo sagui é de origem tupi e também designa os macacos calitriquídeos de pequeno porte. Vivem nas florestas, savanas e pântanos das regiões tropicais. Na América do Sul e Central, habitam principalmente as florestas úmidas. A maioria dos macacos é arborícola (vivem em árvores). Apenas algumas poucas espécies, como os gorilas, babuínos e mandris, preferem o solo. Alimentam-se de folhas, frutos, sementes, pequenos anfíbios, caramujos e pássaros.

Espécies

Existem mais de 415 espécies diferentes de primatas, distribuídas em todo o mundo. Destas, além do Homo sapiens (humano, em risco mínimo de extinção), outras seis pertencem à Família Hominidae. Tal fato sugere uma íntima relação de parentesco entre tais indivíduos.

Curiosidades Editar

Quanto Mede o Menor Macaco Do Mundo?

Geralmente, a imagem que temos de um macaco é um grande e forte animal, porém, o menor macaco do mundo chamado Sagui Leãozinho mede, mais ou menos, o tamanho de um dedo indicador.

Macaco-de-dedo-16

O Macaco e a Guerra

Durante a 1ª Guerra Mundial, um macaco sul-africano foi agraciado com uma medalha e ainda conseguiu uma promoção a cabo. Fica a dúvida de que foi que ele fez de tão importante.

Julgamento De Macaco

Ao contrário do macaco que até ganhou medalha na 1ª Guerra Mundial, outro da mesma espécie foi levado a julgamento no estado de Indiana, nos Estados Unidos. Qual o crime do primata? Apenas fumar no lugar errado.

Anfetaminas e Macacos

As anfetaminas são um dos principais problemas no combate as drogas, porém, se para nós humanos são extremamente prejudiciais, para os macacos podem ser uma ajudinha. As anfetaminas têm a capacidade de aumentar o reconhecimento facial por parte dos macacos. Quem diria.

O Sexo Dos Bonobos

Existem animais que fazem sexo apenas por diversão ou interesse no reino animal. Estamos falando sobre os macacos bonobos, eles são os únicos que veem no sexo ou na prestação de favores sexuais a possibilidade de melhor a sua posição social. Eles também gostam de praticar sexo apenas por diversão fora do seu período de acasalamento.

O Sexo Mais Rápido Dos Macacos

Diferentemente dos Macacos de Bonobo, que aproveitam bastante as relações sexuais, o Chimpanzé é o dono do recorde de relação mais rápido do mundo animal. Em apenas 3 segundos ele consuma o ato sexual.

O Chimpanzé e o Sono

Os Chimpanzés são animais que gostam mesmo de dormir, pois dos 40 anos de média de vida que possui, passa pelo menos 22 dormindo. Isso que é sono!

Os Babuínos e o Seu Aperto De “Mãos”

Sabe quando os humanos selam um acordo e então apertam as mãos mutuamente? Pois esqueça isso quando o assunto são Babuínos, pois quando eles desejam fechar um pacto, seguram as partes íntimas do outro. Isso é feito de forma mútua, ou seja, um tipo de aperto de mãos mesmo. Essa é uma maneira de manter a paz e a harmonia dentro do grupo.

Machos Papio Hamadryas e a Agressividade

Os machos babuínos Papio hamadryas são bastante agressivos com as fêmeas de sua espécie. Para garantir que elas permaneçam em seu harém, usam de fortes e duras ameaças. As agressões são constantes na vida desses casais babuínos.

Vendo Em Cores

Enquanto os primatas do continente americano veem tudo em preto e branco, os espécimes africanos têm a capacidade de distinguir cores. Bastante interessante essa capacidade, não é mesmo?

Macaco Asiático e Pelagem Vermelha

O único macaco asiático também é o único que possui a pelagem avermelhada. Geralmente, os macacos possuem pelos negros ou em tom de castanho, porém, o Orangotango asiático tem essa característica de possuir pelagem em tons que poderíamos chamar de “ruivos”.

O Pequeno Sagui

O Sagui é um dos menores macacos que existem, para se ter uma ideia, o pequeno pesa apenas algo em torno de 500 gramas.

Macaco Prego e Pedras

O Macaco Prego utiliza pedras para conseguir descascar as frutas e também para abrir nozes. Um comportamento bastante inteligente e que exige bastante habilidade manual que quase não se vê em outros animais e nem mesmo em outras espécies de macacos.