FANDOM

Marmota
Marmota
Reino Animalia
Família Sciuridae
Subfamília Xerinae
Classe Mammalia
Alimentação Herbívoro
Tipo Vertebrado
Filo Chordata
Ordem Rodentia
Gênero Marmota

Informações Editar

As marmotas são roedores, membros do género Marmota e estão classificadas dentro da família Sciuridae (esquilos). Têm a aparência de um esquilo mas com dimensões maiores. Vivem em tocas que utilizam para hibernar durante o Inverno. A sua hibernação pode durar até sete meses. Quando despertam da hibernação, a sua principal preocupação é alimentar-se o mais rápido possível para recuperar as reservas energéticas, reconhecendo as redondezas para, em caso de perigo, poderem realizar uma fuga veloz.

Características Editar

São animais extremamente sociais e utilizam vocalizações ruidosas como meio de comunicação, especialmente quando sentem uma ameaça. Normalmente vivem em pequenas colónias ou famílias.
Marm 3
A marmota é uma das presas preferidas das grandes aves de rapina, e por isso todos os componentes do grupo revezam-se em uma vigilância constante. Levantando a parte anterior do seu corpo, ganham altura e podem se prevenir de qualquer imprevisto. Vivem no hemisfério norte, em regiões montanhosas, onde o clima rigoroso não permite uma vegetação mais desenvolvida do que a erva dos prados alpinos. As marmotas são herbívoras, para se alimentar não fazem grande esforço, já que sua dieta é composta pela mesma erva dos prados que rodeiam seus abrigos.
Marmota marmota 07

Em tempos remotos, como na época das glaciações, a marmota comum ocupava grande parte da Europa. Animais de hábitos diurnos, as marmotas moram em tocas que são interligadas por uma rede de túneis profundos e extensos. Durante o inverno, as marmotas se recolhem em suas tocas para a hibernação, período que chega há seis meses. Esses meses são de sono profundo. As batidas do coração e a respiração são lentas, e a temperatura corporal da marmota cai aproximadamente 7° C. Essas são as formas que o organismo encontrou para economizar as energias. As marmotas alimentam-se principalmente de raízes. É raro beberem água.

Reprodução

Assim que acaba o período de hibernação, as marmotas estão magras e famintas. Após se recuperarem, tem inicio a época da reprodução. A gestação dura de 5 a 6 semanas. É comum que os filhotes nasçam em meados de abril. Em cada ninhada podem nascer de 2 a 7 filhotes. Ao nascer são cegos e pelados, por isso permanecem na toca por cerca de 6 semanas. Os pequenos filhotes demoram dois anos para se tornarem adultos, sendo que a fêmea só terá outra ninhada após esse período. Quanto à expectativa de vida, as marmotas vivem de 15 a 18 anos, sendo que geralmente as fêmeas vivem mais que os machos.

Dia da Marmota Editar

O Dia da marmota é uma festa tradicional nos Estados Unidos e no Canadá, que se celebra no dia 2 de Fevereiro. Segundo tradição, as pessoas devem observar uma toca de uma marmota, se o animal sair da toca por estar nublado, isso significa que o inverno terminará mais cedo, porém, se pelo contrário, o sol estiver a brilhar e o animal se assustar com a sua sombra e voltar para a toca, então o inverno durará mais seis semanas.