FANDOM

Moreia Verde-01

||Reino: Animalia

|Filo: Chordata

|Classe: Peixes

|Ordem: Anguiliformes

|Família:Murainidae

Características Editar

As moreias são peixes ósseos, anguiliformes, da família dos murenídeos (Muraenidae),1 tendo como uma das suas principais características o corpo longo e cilíndrico. Há cerca de 200 espécies distribuídas por 15 géneros, das quais a maior mede 4 metros de comprimento. As moreias habitam cavidades rochosas e são animais carnívoros, que caçam com base num sentido de olfacto apurado.1 Não têm escamas , para protecção, algumas espécies segregam da pele um muco que contém toxinas. A maior parte das moreias não tem barbatanas peitorais e pélvicas. A sua pele tem padrões elaborados que servem como camuflagem. As moreias recebem o nome de Caramuru do povo indígena brasileiro Tupinambá e foi a alcunha dada por este povo ao português Diogo Álvares Correia, náufrago que viveu com estes índios. Em Portugal, as moreias são pescadas para alimentação. As moreias recebem o nome de Caramuru do povo indígena brasileiro Tupinambá, que foi a alcunha dada por este povo ao português Diogo Álvares Correia, náufrago que viveu com estes índios. Em Portugal, as moreias são pescadas para alimentação.

Espécies