FANDOM

Olinguito

Informações Editar

Olinguito (Bassaricyon neblina) é um mamífero do gênero Bassaricyon. Faz parte da família Procyonidae, que também incluem os guaxinins e quatis.

Sua descoberta foi revelada em 15 de agosto de 2013 por Kristofer Helgen, curador do setor de mamíferos do Museu Nacional de História Natural do Instituto Smithsoniano. Helgen descobriu amostras das espécies guardadas em um museu de Chicago e, utilizando testes de DNA, conseguiu a confirmação da nova espécie.1 Trata-se da primeira descoberta de uma nova espécie da ordem Carnivora na América em 35 anos.
Olinguito-especie-descubierta 1 1800384

Os cientistas acreditam que um olinguito foi exibido em vários zoológicos dos EUA entre 1967 e 1976. Seus tratadores o confundiram com um olingo e não conseguiam entender por que ele não se reproduzia. Ele foi enviado para vários zoológicos, mas morreu sem ser devidamente identificado.

Características Editar

Apesar de ser descrito como carnívoro, o olinguito, que mede cerca de 75 centímetros e pesa pouco menos de um quilo, alimenta-se principalmente de frutas, mas também come insetos e néctar. Segundo a equipe de Helgen, trata-se de uma criatura noturna e solitária, originária das florestas de neblina do Equador e da Colômbia, embora sua presença não seja descartada em outros habitats ainda inexplorados.

O mamífero, da família dos racuns, é o primeiro mamífero carnívoro identificado na América em 35 anos.