FANDOM

Pombo
Size 590 pombo
Reino Animalia
Família Columbidae
Classe Aves
Gênero Columba
Filo Chordata (subfilo Vertebrata)
Ordem Columbiformes
Espécie C. lívia

Informações Editar

Columbidae é uma família de aves columbiformes que inclui os pombos, pombas, picaús , rolas e rolinhas Columbidae originou-se do termo latino para pomba, columbus . "Pomba" origina-se do termo latino palumba. 

Características Editar

Há cerca de 300 espécies desta famílias distribuídas em todos os continentes . Os columbídeos são aves de pequeno e médio porte, com pescoço, bico e patas curtas, que se alimentam de sementes e frutos.
Nicobar-pigeon-01

Pombo-de-Nicobar

O casal que se reúne na época de reprodução constrói ninhos não muito sofisticados, onde chocam dois a três ovos brancos. Os columbídeos são em geral espécies cinegéticas, caçadas pela sua carne. Vivem em média até os 15 anos . Podem atingir, em voo, velocidades de até 80 km/h, podendo voar em distâncias até 315 km sem se cansarem. Possuem o melhor sentido de orientação de todas as aves e também de todo o reino animal, podendo localizar os seus ninhos e/ou pombais a mais de 1000 km de distância.
Pombo-coroado (Goura victoria Fraser )

Pombo-Coroado

Conseguem também detectar sons a distâncias que nenhum outro animal consegue.

Um critério útil na distinção das várias espécies é o padrão de cores da cauda. São aves muito territoriais na época de acasalamento e alimentam-se de sementes de gramíneas e outras plantas herbáceas ao nível do solo. O seu estômago, em geral, contém bastante areia, que auxilia a triturar os alimentos.

Reprodução

Tal como todas as aves, os pombos nascem de ovos, que são nidificados pelo macho e pela fêmea . Como sinal de acasalmento, os pombos bicam-se mutuamente. A partir daí, são um casal. A parada nupcial consiste em o macho dançar para agradar à fêmea. Quando a fêmea põe os ovos, estes são chocados por ambos para dar origem a novas crias. Estas nascem completamente cegas, mas, rapidamente, evoluem.
Filhote de pombo

2 filhotes de pombos

Ficam com os progenitores até aos 32 dias, altura em que começam a voar e deixam o ninho. Quando isto acontece, o casal volta a chocar mais ovos para dar origem a uma nova ninhada.

Domesticação e criação

A columbofilia, atividade voltada para a criação de raças ornamentais, obteve dezenas de raças de aparência variada por seleção e cruzamentos, gerando formas como o pombo-papo-de-vento e o pombo-rabo-de-leque. O pombo-correio, usado como mensageiro e capaz de voar mais de 500 km por dia à velocidade média de 50 km/h . é um dos numerosos descendentes do pombo-doméstico . Animais dessa família estão muito presentes no cotidiano das pessoas, pois se adaptam facilmente à presença das cidades.

Saúde pública e outros problemas

Vítimas habituais de viroses e outras moléstias, como a ornitose e a doença de Newcastle, os membros dessa família são hospedeiros de parasitas em sua plumagem. Entre eles, se distingue a mosca-do-pombo (Pseudolynchia canariensis) transmissora do hematozoário Hemoproteus columbae.

Sua presença pode ser considerada um problema ambiental, pois compete por alimento com as espécies nativas, danifica monumentos com suas fezes e pode transmitir doenças ao homem. Até recentemente, 57 doenças eram catalogadas como transmitidas pelos pombos, tais como: histoplasmose, salmonella, criptococose. Mas, atualmente, vê-se como exagero esta atribuição de vetor de doenças : como exemplo, o Departamento de Saúde de Nova Iorque não tem nenhum registro de caso de doença transmitida por pombos a seres humanos.
Pombos-zumbi-doenca

Columbário em uma praça pública

Contudo, é salutar que algumas recomendações sejam seguidas a fim de se evitar a aquisição de zoonoses provenientes de aves, bem como diminuir o risco de contaminação por parte das aves domésticas : Na limpeza de forros, calhas ou qualquer outro local que apresente fezes de pássaros, restos de ninhos ou penas, utilizar luvas e uma máscara. Jamais remover a sujeira a seco, deve-se sempre adotar um meio de umedecê-la antes, para evitar a inalação de poeira contaminada. Proteger os alimentos e rações animais do acesso das aves. evitar que pombos da rua tenham contato com animais domésticos, sobretudo outras aves e gatos.

Métodos adotados para repelir as aves desta família

Para evitar a aproximação dos pombos é possível a utilização de barreiras físicas, baseadas na utilização de telas e fechamento das aberturas por onde as aves adentram no prédio, com uso de materiais de alvenaria ou qualquer outro material resistente. A mudança do ângulo de inclinação da superfície de apoio onde as aves costumam empoleirar, adotando angulação superior a 60 graus, também tem se mostrado efetiva11 Também existem no comércio vários produtos repelentes, que são aplicados sob telhados e beirais, com o intuito de afastar as aves do local. Sua ação se baseia no desconforto causado nas aves, quando estas entram em contato com a substância ou com seu odor, o que causa sua fuga.

Breve resumo das raças Portuguesas de Pombos

Em 1953, a Associação dos Avicultores de Portugal homologou os padrões dos pombos portugueses que haviam sido aprovados anteriormente pela Comissão Técnica de Columbídeos. Deve-se ao Dr. António Pitta, grande entusiasta e impulsionador da Columbofilia Portuguesa, a descrição desses padrões, trabalho completíssimo o seu. As quatro raças portuguesas abrangem, apesar do seu pequeno número, a gama completa das três grandes divisões a que se podem dedicar os amadores de variedades columbófilas, pois se o «Mariola» e o «Mariolinha» são considerados pombos de fantasia, o «Criador Lusitano» entra na categoria dos pombos de utilidade e o «Cambalhota Português» pode ser aproveitado como pombo de desporto, em virtude das competições a que pode ser submetido consoante as viagens sucessivas que é capaz de efectuar em pleno voo.

Simbologia

Os pombos e pombas são considerados como símbolos de paz e harmonia, numa tradição que, supostamente, tem as suas origens na história bíblica da Arca de Noé.
Papa c pomba da paz-6-

Uma pomba na mão do Papa representando a paz

Segundo o Antigo Testamento, depois do dilúvio, Noé soltou uma pomba que regressou com um ramo de oliveira no bico, que mostrava que a água estava regredindo e que tinham sido feitas as pazes com Deus. Na iconografia cristã, são também uma metáfora do Espírito Santo, que apareceu sob a forma de pomba no baptismo de Jesus Cristo.

Espécies

Curiosidades Editar

  • Existem mais de 300 espécies de pombos (aves da ordem dos Columbiformes), mas apenas 3 são consideradas pragas urbanas.
  • Os pombos vivem, em média, 15 anos.
  • Os antigos egípcios já utilizavam pombos-correio. Conta-se que o faraó Ramsém III anunciou ao povo do Egito a sua chegada ao trono através de pombos-correio.
  • Na década de 70, a CIA criou pombos com câmeras fotográficas presas ao peito para espionar o território inimigo. O problema é que o peso da máquina era tamanho que os pombos voltavam para casa a pé.
  • A arte de criar pombos-correio é chamada de columbofilia.
  • Aliás, você sabia que columbus é pombo em latim?
  • Os pombos foram trazidos para o Brasil em 1808 pela família real portuguesa.
  • Os pombos são capazes de voar a até 80 Km/h.
  • Pombos são capazes de enxergar espectros de outravioleta e infravermelho.
  • Os cientistas suspeitam que os pombos se orientam pelo campo magnético da Terra.
  • Os predadores mais comuns são corujas, águias e gatos.
  • Um único pombo é capaz de produzir 2,5 K de fezes por ano.
  • Entre as doenças transmiticas por pombos estão as alergias, dermatites, salmoneloses, criptococoses, histoplasmoses e ornitose.
  • A ave mais abundante da Terra foi o pombo-viajante (ou passenger pigeon) da América do Norte. Estima-se que existiam 5 bilhões dessas aves somente nos Estados Unidos. Ele vivia em colônias de até 2 milhões de indivíduos, mas foram tão caçados que não sobrou nenhum para contar a história. O último exemplar da espécie morreu em 10 de setembro de 1914 num zoológico.