FANDOM

Pombo-Coroado
Pombo Coroado
Reino Animalia
Família Columbidae
Classe Aves
Gênero Goura
Filo Chordata
Ordem Columbiformes
Espécie G. Victoria

Informações Editar

O pombo coroado (Goura Victoria) é uma ave grande, cerca de 74 centímetros (29 polegadas) de comprimento e pesando até 2,5 kg (5,5 lb), pombo-cinzento azulado com laço azul elegante como cristas, peito marrom e íris vermelha. O pássaro pode ser facilmente reconhecido pelas pontas brancas em suas cristas. Ambos os sexos são semelhantes.

Características Editar

O Pombo coroado victoria ou Goura victoria, é uma ave grande, cerca de 74 centímetros (29 pol) de comprimento e pesando até 2,5 kg (5,5 lb), pombo-cinzento azulado com laço azul elegante como cristas, peito marrom e íris vermelha. O pássaro pode ser facilmente reconhecido pelas pontas brancas em suas cristas.
Images (29)
Ambos os sexos são semelhantes.

Uma das três espécies de pombos superficialmente semelhante coroado, o Pombo coroado victoria é distribuído na várzea e pântano do norte da Nova Guiné e ilhas vizinhas. Sua dieta consiste principalmente de frutas, figos secos, sementes e invertebrados. A fêmea põe um único ovo branco.

O nome homenageia o monarca britânico, a rainha Vitória do Reino Unido.

Existem duas subespécies do Pombo coroado victoria, Goura victoria victoria, é o menor dos dois subéspecies e pode ser encontrado em Yapen, Biak & Supiori. Goura victoria beccarii é encontrado no continente da Nova Guiné

Devido à contínua perda de habitat, sendo mansos e fáceis de caçar para a sua plumas e carne, o Vitória Coroado pombo é avaliado como vulnerável na Lista Vermelha da IUCN de espécie ameaçada. Ela está listada no apêndice II da CITES.

Comportamento

Contrariamente a outras aves, os pombos e rolas, bebem submergindo o bico na água e sugando. Todas as espécies de pombos e rolas movimentam-se em bandos durante o dia, juntando-se também ao final do mesmo. Estas aves iniciam o coro de vocalizações antes de partirem para se alimentar e beber. De seguida voltam para os locais de descanso, onde passam parte do dia. À tarde, o bando volta a partir para se alimentar e beber, voltando ao fim do dia para os locais de descanso.

Reprodução

Os pombos coroados nidificam em arbustos e árvores a uma altura relativamente baixa. Preferem áreas de mata densa. É o macho que escolhe o local do ninho, sendo ele a transportar paus, raízes e outros materiais. A fêmea permanece no ninho aceitando-os e construindo-o. Estas aves são monógamas, acasalando para toda a vida. A postura é de um ovo apenas e, a incubação é efectuada por ambos, durante um período de aproximadamente 30 dias. As crias nascem quase peladas.

Curiosidades Editar

  • O nome desta ave é uma comemoração à monarquia inglesa, à rainha Victoria do Reino Unido.
  • O pombo coroado pertence ao género dos maiores pombos do mundo.
  • Durante a côrte nupcial, o casal efectua uma dança na qual ambos abanam a cabeça e, batem os bicos um no outro produzindo *estalidos.
  • Produz um chamamento muito característico, semelhante ao som produzido por um sopro para o interior de uma garrafa.