FANDOM

Savana Africana
Savan 2
Bioma Savana
Área Pendente
Países Tanzânia, Quênia, África do Sul, Angola
Rios Okavango, Congo
Ponto Mais Alto Monte Kilimanjaro, 5895 m

São grandes extensões de terra localizadas na África. Lá podemos encontrar uma vegetação temperada de herbáceas que se formam por causa de capões de arbustos e árvores bem menores. Nesses locais a seca dura até dez meses e por esse motivo esse local possui um clima particular com temperaturas muito elevadas e umidade do ar bastante desértica.

As chuvas chegam depois desse longo período de seca e com isso a vegetação cresce rapidamente nessas épocas, fazendo com que as árvores alcancem quatro metros e as gramíneas chegam a trinta centímetro. Após as chuvas rapidamente tudo isso seca se transformando em palha que é de facílima combustão e isso faz com que incêndios espontâneos ou também pela ação do homem ocorram com freqüência. A mais conhecida savana são as Serengueti que possuem árvores baixas com muitos espinhos e uma grande predominância de cactos.
Monte Kilimanjaro kenia Tanzania

Monte Kilimanjaro

A fauna dessas savanas possuem mamíferos como Búfalo, girafa, elefante, predadores como leão, guepardo, leopardo e também aves como Falcão, Abutre, avestruz e águia.

A savana vai desde os entornos do Deserto do Saara, até os entornos do Deserto de Kalahari, ao norte da África do Sul. É uma região que abriga muitas espécies de vida, tanto animal como vegetal… um ecosistema extremamente complexo.

O solo predominante é o tropical sendo pobre de material orgânico acentuado por altas temperaturas, grande índice pluviométrico e métodos agrícolas impróprios. Nos vales e nas margens dos rios, há exceção quanto a qualidade do solo, pois na época de cheias, acumulam materiais orgânicos férteis

Clima Editar

Na savana africana, que ocupa o leste da África Central registrou-se uma temperatura média de 23 º C, com precipitação anual de 600 mm.