FANDOM

Siriema

Informações Editar

Seriema, sariema ou siriema é o nome vulgar dado às aves pertencentes à família dos camiramiramideos (Cariamidae), da ordem dos cariamiformilis (Cariamiformes). São aves de médio porte, terrestres, que preferem correr a voar. O grupo é nativo da América do Sul e habita zonas de pradaria ou florestas abertas. As seriemas alimentam-se de insepctos, lagartos e pequenas cobras, como também de cajuis e cajus do cerrado. Em contato com os humanos, as Seriemas são sempre legais e quando se sentem ameaçadas por eles, costumam gritar e sair correndo. Diz a lenda que o canto deste pássaro indica o final da época das chuvas.

Características Editar

A seriema possui porte imponente e cauda longa. Sua plumagem é cinza-amarelada, com finas riscas escuras: abdomêm um pouco mais claro, bico e pernas vermelhos. Tem a crista formada por um tufo de penas longas, com cerca de 12 cm. É uma das poucas aves que possuem pestanas.

Andam em casais ou em associação em pequenos bandos de 2 a 5 indivíduos. Costuma voar somente em perigo mesmo assim seus vôos são curtos e baixos. Sua marcha é rápida e corre muito bem, podendo percorrer distâncias que variam entre 40 a 70 km por hora.

A sua principal característica é o canto longo e estridente que pode ser ouvido a um quilômetro de distância, sendo, sem dúvida, a vocalização mais importante e conhecida nos cerrados. A seriema possui a fama de avisar quando vai chover. Dizem no campo que quando a seriema canta é chuva na certa.

Se for apanhada bem pequena a seriema transforma-se facilmente num animal doméstico. Os fazendeiros costumavam criá-la em galinheiro, pois ela come pequenas cobras e dá um sinal de aviso à chegada de qualquer intruso. Hoje a seriema é protegida pelo IBAMA e é proibida sua criação em cativeiro.

Já as seriemas adultas não se deixam apanhar facilmente e ficam bem camufladas entre as árvores com sua plumagem cinza-amarelado. Elas voam mal, mas são boas corredoras. A "crista" da seriema é um tufo de penas bem compridas, com cerca de 12 cm, situado na base do bico. Essas aves vivem aos pares ou em pequenos grupos e passam o dia no chão, catando vermes, insetos e pequenos répteis (lagartos, cobras). À noite, empoleiram-se num galho baixo para dormir.

Habitat e Distribuição

Vivem nas áreas de cerrado, pastos e campinas. Estão distribuídas na América do Sul, leste da Bolívia ao Norte da Argentina, incluindo Paraguai, Uruguai e todo o Brasil Central (Minas Gerais e Goiás) e Oriental (Piauí a Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul)

Alimentação

Seriema-capturando-cobra

Uma seriema capturando uma cobra

Caça todo o tipo de insetos (principalmente gafanhotos), sáurios (lagartos), pequenos mamíferos e aves que venham ao alcance de seu poderoso bico, e não gosta de se alimentar de animais mortos.

Reprodução

Nesta época os machos lutam violentamente para disputar as fêmeas. Os ninhos são construídos em cima de árvores de médio porte, de 1 a 5 metros de altura. Eles são rústicos, e construídos de materiais grosseiros, como gravetos, barro, folhas e estrume de gado, que é depositado no fundo do ninho, formando uma "tigela" que garante revestimento e conforto térmico durante a incubação.
Ninho-e-filhote-de-seriema

Um filhote de seriema

É construído em cima de árvores ralas de médio porte, de 1 a 5 metros de altura. As fêmeas botam de 2 a 4 ovos que demoram de 26 a 29 dias para partirem. Os machos colaboram com as fêmeas na chocagem dos ovos. Os filhotes nascem cobertos de penugem de cor parda que com o tempo vai escurecendo o dorso. Abandonam o ninho com 12 dias de idade e já começam a emitir um som estridente para chamar a atenção dos pais.

Vídeos Editar

O Canto da Seriema (Cariama cristata)01:03

O Canto da Seriema (Cariama cristata)

O Canto da Seriema