FANDOM

27408622 TamanduaBandeira-1-

Informações Editar

Myrmecophagidae é uma família de mamíferos pertencentes à ordem Pilosa, conhecidos popularmente por tamanduás ou papa-formigas. Vivem nas florestas e savanas das Américas Central e do Sul, desde o Belize até a Argentina.

Características Editar

Alimentam-se de formigas e principalmente de cupins (térmitas), que retiram dos cupinzeiros com a sua longa língua – chega a ter 50 cm de comprimento – alojada dentro de um focinho também afunilado. Para desfazer os cupinzeiros, os tamanduás têm garras fortes e curvas nas patas dianteiras, que lhes dificultam o andar.

O peso do tamanduá-bandeira adulto pode atingir quarenta quilogramas e seu comprimento, 1,80 metros, incluindo a cauda, que pode chegar à metade desse tamanho. Este tipo de tamanduá, o Myrmecophaga tridactyla, se encontra em perigo de extinção. Suas fêmeas têm um único filhote por ano, muito pequeno e frágil, que é carregado nas costas da mãe até cerca de um ano de idade, tornando-se, assim, muito vulneráveis aos predadores. Outro grande problema que pode afetá-los é a destruição do seu habitat.

É quase cego e surdo, mas, por outro lado, tem excelente olfato. Ele pode sentir o cheiro de uma presa ou de um predador a dezenas de metros de distâncias.

Reprodução

A gestação demora 190 dias. O acasalamento dura pouco tempo e, com o macho de volta a seus hábitos solitários, toda a tarefa de proteger e alimentar o filhote compete à mãe.

Durante oito ou nove meses, o filhote vive quase só de leite. Pouco a pouco, vai aprendendo a caçar formigas com a mãe, que o carrega nas costas (como na ilustração aolado).

A fêmea do tamanduá-bandeira vem pelo campo com seu filhote equilibrado às costas, num passo lento e cambaleante.
1340207261tamandua
Chega perto do cupinzeiro e começa a arranhá-lo com as unhas curvas e fortíssimas. Aberta uma brecha, aprofunda nela a língua comprida e viscosa; quando a retira, dezenas de insetos vêm aderidos ao muco pegajoso. Normalmente, um tamanduá faz isso tudo muito depressa, até à razão de umas cem lambidas por minuto. Precisa comer muitos milhares de insetos por dia para sustentar seu corpo, que chega a medir 1,30 metro (fora a cauda) e a pesar aproximadamente uns 25 quilos.

Mas desta vez a fêmea parece não ter pressa. Está ensinando ao filhote, com o exemplo, a técnica de atacar formigueiros. Ao que parece, esse comportamento não é apenas inato. Requer também certa aprendizagem. Com uma boca tão pequena, que mal chega a 2 centímetros de diâmetro, e totalmente desprovido de dentes, o tamanduá não pode comer muita coisa além de insetos. De vez em quando assalta algum ninho e quebra os ovos, lambendo seu conteúdo. Mas o alimento básico são mesmo cupins e formigas.

O Abraço do Tamanduá

O tamanduá-bandeira não é um bicho agressivo, mas sabe defender-se muito bem. Quando atacado, senta sobre as pernas traseiras(como na ilustração ao lado), para fazer uso livre das enormes garras dianteiras. Nessa posição pode defender-se de alguns animais que venham a lhe atacar. Quando o inimigo é maior e mais feroz, como a onça, o tamanduá apara o bote no peito e fecha o atacante num abraço, crava-lhe as unhas nas costas e não larga mais. O resultado é um empate - ou morrem os dois, ou ambos se afastam feridos. Aí então, surgiu o termo "Abraço de Tamanduá"

Espécies

Existem apenas três espécies de tamanduá:

Vídeos Editar

Tamandua Bandeira-001:36

Tamandua Bandeira-0

Tamanduá-Bandeira comendo formigas

Tamanduá mirim no Pantanal01:43

Tamanduá mirim no Pantanal

Abraço do Tamanduá