FANDOM

@Mark-Payne-Gill naturepl-3 site

Informações Editar

O tatu é um mamífero pertencente à ordem Cingulata e à família Dasypodidae. Caracteriza-se pela armadura que cobre o corpo. Nativos do continente americano, os tatus habitam as savanas, cerrados, matas ciliares e florestas molhadas. Têm importância para a medicina, uma vez que são os únicos animais, para além do homem, capazes de contrair lepra, sendo usados nos estudos dessa enfermidade. Tatu" é derivado do tupi ta'tu1 . "Dasypodidae" veio da junção dos termos gregos δασύς (dasys): "piloso, peludo" e πούς, ποδός (pous, podos): "pé", significando, portanto, "pé peludo".

Características Editar

te animal é inconfundível graças à armadura que lhes reveste o corpo, dividida em bandas flexíveis (o número de bandas varia, são conhecidos tatus feito o de três, seis e nove bandas), o que lhes confere a possibilidade de enrolar-se totalmente (no restante do corpo tem pele e pêlos). Sua armadura é formada por um mosaico de pequenas placas ósseas. Em todas as espécies, menos na do tatu gigante, as placas formam um escudo de uma só peça sobre os ombros e sobre os quartos traseiros. Na zona ventral possuem densa pelagem. O comprimento varia de acordo com a espécie e oscila entre 15 cm e 1m, sem levar em conta a cauda do animal.

As extremidades são curtas, robustas e musculosas. Os dedos possuem garras que são utilizadas para escavar, buscar alimentos e para construir as tocas que habitam. Seu esqueleto é bem forte, suas orelhas e focinho são longos e sua cauda é coberta de escamas. Este ágil escavador não enxerga muito bem, mas seu olfato e audição são bastante desenvolvidos.

O tatu é onívoro (alimenta-se de outros animais e plantas), sua dieta é rica em insetos e, em menores doses, pequenos vertebrados como roedores, lagartixas e serpentes, por exemplo, raízes, tubérculos e até carne em decomposição. Seus hábitos são noturnos.

Há um fato curioso na reprodução deste animal, fato que o torna único entre os mamíferos: todos os filhotes (e normalmente são 4, podendo chegar a 12) são gêmeos idênticos e pertencem ao mesmo sexo.
1603044-2058-atm14

Um pequeno tatu

Este animal pertence a uma família surgida a 55 milhões de anos que tem dificuldades em manter a temperatura do seu corpo, não pode sobreviver ao frio prolongado, razão pela qual procura abrigar-se embaixo da terra para suportar o frio. É capaz de prender a respiração por seis minutos, o que lhe permite escavar bastante e atravessar nadando longas distâncias.
Foto-tatu-galinha-03

Buraco escavado por um tatu-galinha

Em alguns países sua carapaça é utilizada para a fabricação de instrumentos musicais. Sua carne serve para consumo humano. A caça e a destruição do seu habitat puseram em risco de extinção várias espécies.

Espécies

Curiosidades Editar