FANDOM

Passaro uirapuru
||Reino: Animalia

|Filo: Chordata

|Classe: Aves

|Ordem: Passeriformes

|Família: Pripridae

Informações Editar

Uirapuru, assim como irapuru, guirapuru, arapuru, irapurá, virapuru, tangará, rendeira, pássaro-de-fandango e realejo, é a designação comum a diversas aves da família dos Pipridae, especialmente as mais coloridas dos gêneros Pipra L., Chiroxiphia Cab. e Teleonema Reich.  "Uirapuru", "irapuru", "guirapuru", "virapuru", "arapuru" e "irapurá" provém do tupi wirapu'ru . "Tangará" provém do tupi tãga'rá . "Rendeira" vem de "renda", "tecido" . "Pássaro" vem do latim passere, "pardal" . "Fandango" vem do castelhano fandango, o nome de um tipo de dança . "Realejo" vem do castelhano realejo, um tipo de instrumento musical. É um pássaro ativo que se locomove muito rapidamente. Alimenta-se de frutas e, principalmente, de pequenos insetos. Tem os pés grandes, plumagem pardo-avermelhada, laranja entre outras. 

Ng148-070-071-2
Ng148-074-075-1
Vive em meio a floresta úmida, nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, e encontra-se em quase toda região amazônica brasileira. O seu canto maravilhoso é longo e melodioso parecido com uma flauta e só é ouvido ao amanhecer, enquanto constroi o ninho para atrair a fêmea, durante uns 15 dias por ano.

Na Região Norte do Brasil,muitas pessoas acreditam que levar o uirapuru empalhado consigo traz sorte na vida e no amor. Esse mito é uma das causas pela qual o pássaro se encontra ameaçado de extinção.

Vídeos Editar

A dança do Uirapuru

A dança do Uirapuru

Canto do Uirapuru Verdadeiro (Cyphorhinus aradus) by Aquariosmaster